terça-feira, 1 de abril de 2014

Léo Lopes denuncia situação caótica do matadouro público de Itamaraju

Léo Lopes denuncia situação caótica do matadouro público de Itamaraju 
Na sessão plenária da Câmara Municipal de Itamaraju, na presidência do vereador Rubens Cleudes de Jesus Neves, o “Rubens do Hospital” (PR), na manhã desta terça-feira (1º/04), o vereador Leandro Almeida Lopes, o “Léo Lopes” (PPS), levantou um assunto que acabou gerando um grande debate entre os parlamentares. O vereador Léo Lopes, que fez uma visita pessoalmente ao Matadouro Público Municipal, registrou e denunciou a situação caótica que vive atualmente o frigorífico e sugeriu que fosse organizada uma audiência pública com a finalidade de discutir e definir a realização de ações para melhoria efetiva 
do local.
 leod3 
A atual situação do matadouro é precária e o poder público tem que tomar medidas urgentes para modificar esse cenário e respeitar as normas ambientais e do Ministério da Saúde. É uma questão de saúde pública. Não dá mais para ficarmos inertes, fiquei perplexo com a realidade que encontroei no local e, portanto, precisamos nos mobilizar e discutir essa problemática com a sociedade e com os vendedores de carne bovina, com o prefeito e seus secretários e com o Ministério Público Estadual, em uma grande audiência pública, com o objetivo de buscarmos melhorias efetivas. Por isso, sugiro que a Mesa Diretora desta Casa trabalhe no sentido de organizar a realização dessa audiência pública para busquemos em conjunto as soluções e melhorias para o matadouro”, discursou o vereador Léo Lopes. A vereadora Joscélia de Souza, a “Ju” (PT), disse que a unidade precisa primar pela qualidade do serviço e diante da situação que se encontra, não deve ficar, havendo a necessidade de se reunir com a Prefeitura, com funcionários, marchantes e comerciantes para tratarem de assuntos referentes a melhorias e normas funcionais que poderão ser implantadas por todos que diretamente usam as instalações do Matadouro Público Municipal, incluindo nesta pauta a destinação dos resíduos sólidos provenientes do abate de animais. O vereador Francisco Carlos Barbosa da Silva, o “Chico do Hotel” (PP), lembrou que o Matadouro Público Municipal de Itamaraju, gera diretamente 25 empregos para famílias do bairro Liberdade e sua melhoria é necessária e mais necessário ainda é criar um selo de segurança para que as inspeções sejam mais rigorosas, inclusive com fiscalizações por técnicos do Ministério da Agricultura. 
 leod1 
O vereador Paulo Vitor Moreira Costa (PT), alertou que do jeito que está não pode permanecer e todos deverão se unir para pleitear melhorias nas instalações do Matadouro Municipal, cuja solicitação poderá ser feita ao Estado e ao Município, onde irá beneficiar além dos usuários do matadouro, especialmente a população em geral, podendo ficar a Secretaria de Agricultura, afim de adequar o funcionamento do Matadouro Público Municipal às normas vigentes, encarregada de elaborar um projeto para as reformas que serão apresentadas ao prefeito. “A união de todos é de fundamental importância para o bom funcionamento do Matadouro”, destacou Paulo Victor. 
 leod2
Conforme o vereador Léo Lopes, para adequar o Matadouro Público Municipal de Itamaraju às normas sanitárias e ambientais, outras medidas também terão que ser implementadas pela Prefeitura, como impedir que os resíduos sólidos, provenientes do Matadouro sejam depositados próximos a correntes de águas, principalmente, às margens do Rio Jucuruçu. Tais resíduos devem ser coletados por agentes de limpeza do município logo após o término dos abates. A prefeitura ainda terá que adquirir um motor para a suspensão dos animais abatidos, revitalizar o fogão industrial, a serra de corte dos animais e a caixa de abates de bovinos. Além de apresentar à Promotoria de Justiça da comarca o cadastramento das pessoas que desenvolvem atividades no local. 
(Por Athylla Borborema)

Nenhum comentário:

Postar um comentário