quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Mesmo em meio aos ânimos acirrados comissões permanentes da Câmara de Itamaraju são instaladas

A Câmara Municipal de Itamaraju realizou a sua segunda sessão ordinária do ano na noite desta terça-feira (26/02), na presidência do vereador Rubens Cleudes de Jesus Neves, o “Rubens do Hospital” (PR), por ocasião que foram votadas duas proposições legislativas de autoria do vereador Francisco Carlos Barbosa da Silva, o “Chico do Hotel” (PP), requerendo ao Poder Executivo Municipal a conclusão das obras de calçamento da Rua Paissandú e Travessa Ipiranga no bairro Novo Prado.

O vereador Clemilson Gomes dos Santos, o “Kéu de Júlio Martins” (PP), indicou a construção da tão sonhada quadra poliesportiva do Colégio João Paulo II do bairro Várzea Alegre. E foi aprovada ainda, uma indicação legislativa do vereador Antônio da Silva Pires, o “Tonhão de Almerindão” (PSB), que solicitou da Prefeitura Municipal a construção em caráter de urgência de uma ponte sobre o rio Farol na estrada vicinal que liga o distrito de Pirajá ao povoado de ItaBrasil.

 
No grande expediente o setor da saúde voltou a ser debatido em plenário e o vereador José Antônio Sousa Portugal (PT), voltou a criticar o governo municipal por falta de ação na saúde pública local e falta de atenção para com os PSFs, informando ainda que das duas ambulâncias do SAMU-192, uma está quebrada. Mas os vereadores Janilton de Souza Dias, o “Jânio de Dal” (PC do B) e o presidente Rubens do Hospital, também fizeram uso da palavra e justificaram dizendo que desde agosto o Governo da Bahia não repassa os recursos da sua contrapartida para o funcionamento dos PSFs e do SAMU-192, sendo que o Governo Federal há três meses também não repassa os recursos que lhe cabe para os PSFs de Itamaraju e o município tem bancado sozinho todos os gastos.

 
A noticia sobre os últimos internamentos de pessoas de Itamaraju com sintomas da dengue hemorrágica tem sido uma preocupação aparente do vereador Leandro Almeida Lopes, o “Léo Lopes” (PPS), que tem se reunido com autoridades da cidade a procura de uma solução. E na sessão da Câmara, ele convocou a população a formar um exército em combate à doença que é transmitida por um mosquito ploriferador.Para controlar a dengue, precisamos combater o mosquito. E para combater o mosquito, temos que acabar com a água parada. E não existe outra solução para combatê-lo, se cada um de nós não fizer a nossa parte”, disse o vereador Léo Lopes.

Mas a grande polêmica da sessão foi a distribuição dos nomes para formação das comissões permanentes do Poder Legislativo, onde houve muitos debates e discussões, porque alguns vereadores queriam adiar a instalação das comissões para discutir melhor a escolha dos cargos. Mas conforme o presidente da Câmara Municipal, vereador Rubens do Hospital, como não estava se chegando um acordo entre alguns parlamentares sobre as suas funções nas comissões, ele resolveu então aplicar a lei na distribuição das vagas das comissões permanentes conforme previsto no Artigo 21 do Regimento Interno e publicou a resolução administrativa nº 001/2013 em que promoveu a distribuição na conformidade com a proporcionalidade partidária da bancada com todo amparo na legislação.

I - Comissão de Justiça e Redação:
Presidente - José Augusto Santos Brito “Zé do Bolo” (PTB).
Relator - Sérgio Luiz da Silva Pita (PSD).
Secretário - Evandro de Jesus “Evandro Enfermeiro” (PHS).

II - Comissão de Finanças Orçamento e Fiscalização:
Presidente – Clemilson Gomes dos Santos “Kéu de Júlio Martins” (PP).
Relator – Antônio da Silva Pires “Tonhão de Almerindão” (PSB).
Secretário - Joscélia de Souza “Ju” (PT).

III – Comissão de Urbanismo e Infraestrutura:
Presidente – Janilton de Souza Dias “Jânio de Dal” (PC do B).
Relator – José Antônio Sousa Portugal (PT).
Secretário - Francisco Carlos Barbosa da Silva “Chico do Hotel” (PP).

IV – Comissão de Educação, Cultura, Saúde e Meio Ambiente:
Presidente – Mazurkiewicz de Oliveira Ribeiro “Mazuk Ribeiro” (PV).
Relator – Osvaldo Silveira Rocha “Valzão” (PT).
Secretário - Leandro Almeida Lopes “Léo Lopes” (PPS).

V – Comissão de Direitos Humanos:
Presidente – Paulo Vitor Moreira Costa (PT).
Relator – Adriano Pinaffo (PV).
Secretário - Clemilson Gomes dos Santos “Kéu de Júlio Martins” (PP).
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário